segunda-feira, 10 de junho de 2013

Medronheiro - Arbutus unedo



Nome científico: Arbutus unedo

Nome vulgar: Medronheiro

Esta espécie é originária das zonas litorais do sul e sudoeste da Europa (região mediterrânica e parte oeste da Europa), podendo ser encontrada tão a norte como no oeste da França e na Irlanda.

Esta planta quando adulta pode chegar aos 8 – 10 metros de altura.

O medronheiro apresenta folhas brilhantes verde-escuras na face superior e mais claras na face inferior. As folhas são persistentes, de formato elíptico, dentadas e o pecíolo é curto. Tornam-se avermelhadas no Inverno.

As flores são brancas e aparecem no Outono juntamente com os frutos maduros.

Os frutos são uma baga redonda e verrugosa com aproximadamente 3 cm de diâmetro. Nas primeiras fases do seu desenvolvimento apresentam-se de cor amarelo-alaranjada e posteriormente ficam vermelhos quando estão maduros. Os frutos demoram um ano a amadurecer e é por isso que coincidem no mesmo exemplar os frutos e as flores.

Os frutos do medronheiro são carnosos, doces e comestíveis. No Algarve depois de fermentados servem para produzir a típica aguardente de medronho.

É uma espécie ornamental apreciada quer pela beleza da sua folhagem permanente quer pelas suas flores e frutos. Apresenta uma característica muito interessante – as flores e os frutos coincidem no mesmo exemplar de forma simultânea.

Num jardim pode-se plantar como exemplar isolado, em grupo ou mesmo para sebe. Pode-se cultivar em vaso.

Plantar em locais soalheiros ou em meia-sombra. Não gosta de climas frios de Inverno. As geadas podem causar estragos nas plantas jovens.

Esta espécie gosta de alguma humidade ambiental (como dissemos anteriormente é originária das zonas litorais) mas não gosta de solos encharcados e prefere solos com boa drenagem.

O medronheiro desenvolve-se normalmente em solos ácidos mas tolera solos calcários.

Regar de forma moderada.

Na Primavera agradece o fornecimento de matéria orgânica bem decomposta.

Esta espécie tem tendência para se ramificar desde baixo mas se podarmos os ramos inferiores (na Primavera é a melhor altura) pode-se conseguir a formação de um tronco limpo.

Esta espécie é muito sensível ás transplantações. Normalmente acaba por morrer se o retirarmos da terra para o mudar de sítio.

É uma planta sensível a fungos – as ferrugens e as manchas foliares podem atacar a folhagem.



Sem comentários:

Enviar um comentário